
Dados da Africa.
Pobreza
o 34 das 50 nações menos desenvolvidas do mundo estão na África.
o Em muitas nações, a renda media per capita é inferior a R$ 450 (US$ 200) por ano.
o No Século XX, o número de cristãos africanos aumentou de 10 para 360 milhões. Durante o mesmo período, o Continente tem se tornado mais pobre em relação aos outros, revelando que o Cristianismo não tem acabado com a pobreza.
o As razões para pobreza são inúmeras, variando desde a história colonial à corrupção moderna, dívida nacional, comércio internacional desigual e má gestão de recursos.
Doença
o 64% das pessoas vivendo com AIDS no mundo estão na África subsaariana.
o Das 2.5 milhões de crianças soropositivas do planeta, 90% moram na África e existem 12 milhões de órfãos da AIDS morando na África subsaariana.
o 22 milhões de pessoas na África subsaariana vivem com AIDS, o que somam 5% do total da população. Em algumas nações, esse número chega a quase 20% da população.
o Graças a Deus, nas nações onde os “coquetéis anti-HIV” são altamente disponíveis, a taxa de morte pela AIDS tem diminuído substancialmente.
o A malária mata mais que a AIDS – cerca de 1 milhão de pessoas morre de malária todos anos no mundo, sendo que, 90% delas estão na África.
Fome e Água Potável
o A fome é a forma mais extrema de pobreza, na qual as pessoas não dão conta de bancar a própria comida.
o A subnutrição é o motivo de mais de 50% das mortes de crianças na África.
o 200 milhões de africanos estão constantemente subnutridos.
o A maior mortalidade na África vem de doenças evitáveis ligadas à água.
o A água potável é algo raro na maioria da nações africanas, especialmente nas áreas urbanas, que estão crescendo rapidamente.
o Mais de 50% dos africanos sofrem por conta de doenças relacionadas à água.
Mulheres e Crianças em Situação de Risco
o Estima-se que, na África, 10 milhões de crianças vivem em situação de rua.
o Na África subsaariana, 04 em cada 10 crianças em idade escolar de nível de Educação Infantil não freqüentam a Escola.
o 01 em cada 06 crianças africanas morre antes de completar 05 anos.
o Mulheres e crianças sofrem as principais conseqüências da pobreza.
o O abuso contra mulheres é cruel e, normalmente, fica impune. A circuncisão ou mutilação genital feminina é uma das piores violações dos Direitos Humanos das mulheres.
Mais de 02 milhões de meninas por ano são mutiladas genitalmente. Em alguns países, 98% de mulheres têm sido circuncidadas.
Liderança e Governo
o Na África, houve mais de 80 golpes militares e 180 tentativas sem sucesso.
o A corrupção nas nações mais pobres pode significar a diferença entre a vida e a morte, enquanto que o suborno é, muitas vezes, necessário para receber cuidados básicos de saúde, ter acesso à Justiça e à Educação.
o Em muitos paises africanos, as posições de liderança foram exploradas visando o ganho pessoal. A repressão contra líderes de oposição e jornalistas tem impedido que haja um compromisso com a prestação de contas à Sociedade.
Violência e Guerra
o Pela misericórdia de Deus, a África tem tido poucas guerras transnacionais. No entanto, já aconteceram várias Guerras Civis nas nações africanas. Desde 1980, esses conflitos resultaram em mais de 09 milhões de refugiados e desabrigaram pessoas em 28 nações africanas.
o Cada conflito resultou em um grande número de mortes de inocentes.
o Até 05 milhões de pessoas morreram por causa da Guerra Civil na República Democrática do Congo na última década – a maioria delas, civis. Muitas nações vizinhas tiveram incentivos para manter essa Guerra Civil, uma vez que recursos naturais e alinhamentos políticos estavam em jogo.
Povos Não-alcançados
o 27% dos 4.000 povos menos alcançados do mundo estão na África.
o Só no Sudão, há 73 tribos não-alcançadas e ainda não adotadas por agências missionárias.
o Mais de 800 línguas africanas têm carências em relação à tradução da Bíblia.
Idolatria
o Na África Ocidental, cerca de 16 milhões de pessoas praticam o vodu, ou Vodun. Em muitas nações africanas, grande parte da população tem algum envolvimento com práticas de bruxaria e feitiçaria.
o Sistemas de crenças histórico-tradicionais, adoração ancestral e o uso (ou medo) da bruxaria é abundante em toda a África – e, muitas vezes, continuam mesmo com a conversão ao cristianismo.
o O envolvimento com a bruxaria é bem diversificado, desde o uso de poderes espirituais para fazer o mal a outros, até o uso desses para prever o futuro ou tentar curar pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário