quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Sustentabilidade da Honra Juvenil

Como já deve ser do conhecimento da maioria, o tema Sustentabilidade é o enfoque futuro já na atualidade. Ser e agir de maneira sustentável no Planeta Terra já é um comportamento necessário e exigido.

Um dia, João Batista, falando aos seus discípulos, de forma inteligente e futurística, disse: “É necessário que ele cresça e eu diminua.” (João 3:30). Ora, tudo tem seu tempo e há tempo certo em toda a ocasião. E, nessa ocasião, o importante era que o Mestre sobressaísse.

Sustentabilidade, entre tantos aspectos, é permitir o crescimento e o desenvolvimento de coisas e pessoas no tempo certo, da forma certa, pelos motivos legitimamente corretos.

Você, então, pode estar se questionando, antecipadamente, ao ler este artigo: O que isso tem a ver? E eu já respondo: A honra, legitimamente bíblica, pode e deve ser chamada nos ensinos que temos dado e recebido de “Honra Sustentável”, pois a honradez comportamental é composta naturalmente por duas pistas que devem andar na mesma direção.

A questão, nesta pauta, não é quem é o melhor, quem honrou primeiro, Deus ou Jesus, mas a questão é que se a honra exige ou não congruência.

O comportamento entre marido e mulher, discípulo e discipulador, líder e liderado, entre amigos, exige ou não exige senso mútuo? Ora, não precisamos, neste aspecto, sequer respaldar esta resposta com uma referência bíblica. Basta sermos sensatos e coerentes.

O que é honra para um não pode ser desonra ou jugo para outro. Honra é respeito, e quem respeita honra e pronto. Por um tempo não breve, temos ensinado sobre o “Mover da Conquista” de um líder.

Eu mesmo cultivei, em palestras e pregações, declarações como: Você que entrou neste lugar, está fadado a ser um líder de sucessooooo! Ou: Você nasceu para ser um guerreiro, um líder e um conquistador! Recebaaaaaaa!

E milhares receberam, pois tudo sempre foi proclamado com fé, legitimidade e verdade. Com isso, temos sido beneficiados com pessoas em nossas comunidades que, de introvertidas e com pouco senso de influência, saltaram para um comportamento digno de grandes líderes, e isso é muito bom.

Mas a promessa está naquele que serve e não naquele que quer ser servido: “Maior é o que serve”, lembra?

O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas alegria no Espírito Santo. E a sustentabilidade de um comportamento de honra está no equilíbrio das ações e resultados da mesma forma que a natureza não pode somente estar na posição de ser explorada até se acabar.

Houve um momento na vida do nosso Cristo que o Pai teve que sobressair, e teve o momento em que o Pai O exaltou. Deve-se esperar uma contrapartida em tudo relacionado a honrar. Honrar deve ser bom, agradável e benéfico para todos, assim como todos merecem respeito e honra em seu devido momento. Ninguém aguenta só honrar, e perde o sentido verdadeiro aquele que só aguarda a honra. Isso serve para o jovem, a criança e o adulto.

Quero terminar dizendo: A vida é um eco. Se acaso você não está gostando do que está recebendo, observe o que tem emitido.

Quer um texto bíblico para esse pensamento? Então, lá vai: “Tudo aquilo que o homem plantar, isso colherá.” (Gálatas 6:7)

Vamos potencializar o que a juventude e os líderes têm, e honrar o que Deus nos entregou.

Fonte:

Apóstolo Maurício Castro

Líder da Rede Juvenil
MIR – Manaus/AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário